Projetos 2023
Concedente: Secretaria Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso
Nº de Convênio: 0474-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo: Esse projeto teve como objetivo destinar a estudantes das escolas públicas e particulares de todo o estado, e tem como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a integração social e descobrir novos talentos esportivos. Os Jogos Estudantis de Seleção de Mato Grosso são uma competição esportiva realizada com o objetivo de selecionar os melhores atletas para representar o estado em competições nacionais, como os Jogos Escolares da Juventude e os Jogos da Juventude. Portanto, apenas estudantes-atletas que se destacaram nas etapas municipais e regionais dos Jogos Estudantis de Mato Grosso podem participar dos Jogos Estudantis de Seleção. Os Jogos Escolares de Mato Grosso acontecem em três fases: municipal, regional e estadual. A primeira fase é realizada pelos municípios, onde as escolas se enfrentam em competições locais para definir os representantes de cada cidade. Na fase regional, os campeões municipais se enfrentam em uma competição para definir os classificados para a fase estadual. Já na fase estadual, as equipes classificadas disputam o título de campeão estadual e diferentes modalidades esportivas.
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Concedente: Secretaria Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso
Nº de Convênio: 0922-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo: Esse projeto teve como objetivo incentivar e promover ativamente a prática da modalidade do vôlei de areia, com foco especial no desenvolvimento das categorias de base, visando criar uma base sólida de talentos para o esporte e fomentar o crescimento e sucesso do vôlei de areia na região.
Concedente: Secretaria Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso
Nº de Convênio: 0951-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo: Esse projeto teve o intuito contribuir com o suporte aos Jogos que serão realizados no Estado de Mato Grosso, fornecendo serviços de arbitragem e provendo uniformes para os participantes dos Jogos Escolares Brasileiros.
Concedente: Secretaria Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso
Nº de Convênio: 0957-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo: Esse projeto teve como objetivo atender 360 eventos esportivos em todo o Estado de Mato Grosso, através da doação da premiação de troféus e medalhas e taxas de arbitragem.
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Nº de Convênio:0958-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo:Este projeto Teve como objetivo fomentar o amparo a crianças e adolescentes da cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, mediante o apoio a 32 estabelecimentos de Escolas Municipais e Estaduais de Educação Infantil e Fundamental I, engajadas na promoção do esporte educacional. Tal intento é alcançado por intermédio da generosa doação de materiais esportivos e visando ao desenvolvimento das atividades esportivas desses indivíduos.
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Concedente: Secretaria Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso
Nº de Convênio:0960-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo: Esse projeto tem como objetivo apoiar o projeto (já existente) Atletas do Bem através da entrega de uniformes, medalhas, troféus e materiais esportivos como bolas de futsal, futebol de campo, vôlei e futevôlei e vôlei de praia, bem como apoiá-los realização de competições e, também nos uniformes.
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Nº de Convênio:0973-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo: Esse projeto tem como objetivo desenvolver o projeto de E-Gamer no Contexto Escolar: Esporte e treinamento. A proposta visa desenvolver palestras, treinamento e o I Campeonato Escolar de E-Gamer das Escolas de Cuiabá do Estado de Mato Grosso.
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Nº de Convênio: 1053-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo: Esse projeto teve como objetivo apoiar crianças e adolescentes do Estado de Mato Grosso no apoio de Escolas, Projetos Esportivos e demais entidades que apõem o esporte educacional, através da doação de materiais esportivos e uniformes para o desenvolvimento das atividades esportivas.
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Nº de Convênio: 1420-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo: O projeto visa promover a conscientização ambiental e incentivar a prática de esportes radicais entre crianças e adolescentes da rede municipal de Jaciara, Estado de Mato Grosso. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro e educativo, onde os jovens possam aprender sobre a importância da preservação do meio ambiente e também desfrutar de atividades esportivas emocionantes e estimulantes.
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Nº de Convênio: 1902-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo: O objetivo deste projeto é promover o apoio às escolas públicas de Cuiabá, assim como a os espaços esportivos da Cidade. Será realizado através da doação de materiais esportivos e uniformes de alta qualidade, com o intuito de incentivar práticas esportivas seguras e eficazes.
Concedente: Secretaria Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso
Nº de Convênio: 0275-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo: O projeto tem como objetivo qualificar os profissionais de educação física do estado de Mato Grosso, através de um Circuito de qualificação profissional em esporte educacional e tecnologia esportiva.
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Nº de Convênio: 1928-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo:
Nosso projeto foi projetado para oferecer uma experiência esportiva completa, equilibrando cuidadosamente aulas práticas e teóricas. A combinação desses dois aspectos é essencial para o desenvolvimento abrangente dos participantes, preparando-os não apenas como jogadores de futsal habilidosos, mas também como indivíduos conscientes e inteligentes em campo.
A combinação de aulas práticas e teóricas garante que nossos alunos não apenas adquiram habilidades físicas, mas também entendam o jogo em um nível mais profundo. Isso não apenas os torna melhores jogadores de futsal, mas também indivíduos mais bem informados e conscientes, prontos para enfrentar desafios dentro e fora de quadra.
Queremos que cada participante saia das nossas escolinhas não apenas com um amor pelo futsal, mas também com uma educação esportiva sólida que os acompanhará ao longo da vida. Durante as aulas práticas e teóricas ao longo do ciclo, os participantes desenvolvem suas habilidades técnicas, conhecimento tático e valores esportivos essenciais.
Essa preparação abrangente não apenas os capacita para competir no torneio, mas também os incentiva a aplicar os princípios aprendidos em situações reais de jogo. Ao final do projeto com as escolinhas, estaremos realizando um emocionante “Campeonato de Encerramento” em casa um dos seis polos. Este evento não apenas celebra o progresso e a dedicação dos participantes, mas também fortalece o espírito de competição saudável e a camaradagem.
O objetivo deste Campeonato é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar as habilidades e conhecimentos adquiridos durante as aulas práticas e teóricas em situações de jogo reais. Além disso, fomentar o espírito esportivo, o trabalho em equipe e a celebração do esforço de todos.
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Nº de Convênio: 1931-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo:
Este projeto de desenvolvimento de atividades ao ar livre na Arena Pantanal, localizada em Cuiabá, Mato Grosso, é uma iniciativa de grande importância e potencial para a comunidade e a cidade como um todo. A cidade de Cuiabá enfrenta uma realidade socioeconômica marcada por desafios e potenciais, refletindo uma mistura de características típicas de uma cidade em crescimento, com diversidade de culturas e tradições.
Uma das principais razões para realizar esse projeto é a promoção da saúde e do bem-estar da população. A oferta de atividades ao ar livre próxima à Arena Pantanal incentiva a prática regular de exercícios físicos, contribuindo para uma população mais saudável e reduzindo os riscos de doenças relacionadas ao sedentarismo. Além disso, a integração social é um aspecto crucial. Espaços ao ar livre são locais naturais de encontro para a comunidade, e ao desenvolver atividades e espaços de convívio em volta da Arena Pantanal, as pessoas terão a oportunidade de interagir, fortalecer laços sociais e promover um senso de comunidade, essencial para construir uma sociedade mais coesa.
A iniciativa também busca incentivar a cultura e a arte, oferecendo espaços ao ar livre para eventos culturais e apresentações artísticas, enriquecendo a vida cultural da cidade e proporcionando aos moradores acesso a diversas formas de arte e entretenimento, promovendo a cultura local e regional. Em termos econômicos, a criação de um ambiente agradável ao redor da Arena Pantanal pode atrair turistas e visitantes, contribuindo para o desenvolvimento do turismo na região, impulsionando a economia local e gerando empregos na indústria de serviços. Outro ponto importante é a educação ambiental, uma vez que espaços ao ar livre oferecem oportunidades para a conscientização da população sobre questões ambientais, como preservação da natureza e sustentabilidade, criando uma comunidade mais consciente e engajada na proteção do meio ambiente.
A valorização do espaço público também é um benefício significativo, pois o desenvolvimento de atividades ao ar livre valoriza os espaços públicos da cidade, tornando-os mais acessíveis e acessíveis para a população, incentivando o uso responsável desses locais e contribuindo para a sua conservação.
Além disso, a conexão com a natureza e o ar livre é conhecida por reduzir o estresse e a ansiedade, e oferecer áreas verdes e oportunidades para relaxamento e meditação ao redor da Arena Pantanal pode ter um impacto positivo na saúde mental da população. Este projeto não apenas aproveita o potencial natural da região, mas também contribui para o bem-estar da comunidade, promove a cultura, impulsiona o turismo e fortalece a identidade da cidade. É uma maneira valiosa de enriquecer a vida urbana e criar um ambiente mais saudável e acolhedor para todos.
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Nº de Convênio: 2161-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo:
Em relação aos Esportes Eletrônicos, temos na atualidade um cenário de jogos em smartphones, consoles e computadores, os videogames não estão apenas se tornando a principal fonte de entretenimento para bilhões de pessoas em todo o mundo, que guarda relação com áreas como educação, saúde e marketing. Durante a Pandemia de COVID-19, em meio as restrições necessárias para o combate, a indústria dos esportes eletrônicos foi fundamental para amenizar os impactos das restrições.
O rápido crescimento do mercado global de jogos, que ultrapassa atualmente os 170 milhões de dólares, gera benefícios econômicos para todos os participantes: produtores empresariais consolidados em locais como Estados Unidos, Europa e Japão, bem como indústrias emergentes na China, Sul Coreia e Brasil. Nosso país já é um polo regional no desenvolvimento de jogos e sua indústria está bem-posicionada para explorar novas oportunidades neste campo promissor. Temos um rico sistema de desenvolvimento de jogos, envolvendo dezenas de pequenos e médios estúdios, estruturas de apoio e financiamentos, cursos universitários especializados, grandes eventos e entidades representativas do setor. Com novos jogos criativos e divertidos sendo lançados todos os anos, fica claro que a indústria brasileira de jogos está se desenvolvendo rapidamente, preparada para capturar uma parcela maior dos mercados mundiais. As exportações brasileiras de jogos cresceram 600% desde 2014.
Os esportes eletrônicos têm sua importância na cadeia econômica dos negócios criativos e despontam como ferramentas educacionais importantes na atualidade, sendo utilizados como recursos de acessibilidade, realidade virtual e realidade estendida. Nesse sentido, diante de tantas mudanças tecnológicas a Educação formal também ganha novos aliados para o seu avanço, como os esportes eletrônicos, por exemplo. Ao analisarmos o debate sobre a Educação High Tech, notamos a sua importância no contexto da Pandemia do COVID-19: salas de aula remotas, realidades virtuais distribuídas em novas plataformas, ferramentas que alteraram os espaços de aprendizagem físicos e virtuais. Após a fase crítica da pandemia do COVID-19, ficou para nós sociedade de agentes da educação a atividade de movimentarmo-nos para dar continuidade ao avanço do letramento digital, seja em espaços virtuais ou presenciais.
A educação ganhou novos aliados tecnológicos para a experiência de aprendizado e as formalidades do currículo precisam ser revistas. Ante ao exposto justificamos a realização do Festival Estadual de Esportes Eletrônicos e Educação High Tech como proposta de alavancar e difundir o que existe no segmento de tecnologia e inovação em Mato Grosso. Em sua primeira etapa realizará dois cursos: a) Capacitação em Educação High Tech voltado para profissionais de educação da rede pública de ensino, tendo como finalidade apresentar plataformas, ferramentas e metodologias de ensino que possam aprimorar a experiência da aprendizagem com o uso da alta tecnologia; b) Curso de Programação, voltado para a população acima de 15 anos, proporcionando na modalidade nanodegree capacitação para a programação em nível básico.
A segunda etapa servirá de palco para múltiplas e simultâneas atividades. Será realizada em três dias de atividades contará com as seguintes divisões: a) MT Game Week – estande de expositores, patrocinadores do mundo dos gamers; b) Arena de Jogos: espaço de partidas entre competidores estaduais, com premiação para os finalistas; c) Batalha de Cosplayers: premiação de cosplayers que estarão durante o evento com performances, fantasias e figurinos; d) Talks & Stand Up: painéis temáticos com streamer gamers, investidores, programadores e jogadores apresentando informações sobre o setor econômico, tendências, desafios e oportunidades e; f) Premiação Inovação e Robótica: serão premiados, após votação popular e técnica, as melhores ideias e produtos em categorias específicas.
Finalizamos nossa justificativa pontuando a atuação em rede que será realizada entre a Federação Matogrossense de Desporto Escolar e o Instituto Brasil, tal atuação tem como objetivo potencializar os efeitos da parceria, atingindo com qualidade o público-alvo, pois contará com a expertise comprovada das duas organizações para realizar um evento inovador e revolucionário para o setor da tecnologia em Mato Grosso.
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Concedente: Secretaria Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso
Nº de Convênio: 2265-2023
Ano do projeto: 2023
Resumo: Esse projeto tem como objetivo avaliar de 6.000 alunos da Escolas Públicas Vocacionadas e não Vocacionados ao Esporte do Estado de Mato Grosso, através da capacitação de 140 professores de Educação Físicas das Escolas Vocacionadas ao Esporte.
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