Mapeamento Esportivo: observatório do Esporte Escolar de Mato Grosso

No Estado de Mato Grosso inexiste um setor que promova mapeamento de demandas de esporte e lazer, seja em relação aos sistemas de governança, orçamentos, recursos humanos, infraestrutura, projetos e conteúdos esportivos. Essas são informações imprescindíveis no âmbito das decisões, as quais impactam no desenvolvimento e implementação de Políticas Públicas. Portanto, essas dimensões impactaram diretamente sobre o conteúdo de esporte e lazer oferecido. Além disso, somou-se a isso a dificuldade dos municípios em oferecer o suporte financeiro necessário para a implantação e desenvolvimento das Políticas Públicas de Esporte e Lazer.

A partir dessas informações, construímos um diagnóstico do Esporte Escolar no Estado de Mato Grosso, de modo a entender sua estrutura em cada cidade no Estado, e assim, foi possível entender e direcionar diversas políticas públicas para os mais diversos setores que envolvem gestão, orçamentos, recursos humanos, infraestrutura, projetos e conteúdos esportivos. Essas informações foram armazenadas e gerenciadas em um sistema de plataforma online responsiva Business
Intelligence – BI, que foi desenvolvido para essa finalidade, proporcionando celeridade e integração das diversas áreas, permitindo a consulta desses espaços por meio da internet.

O sistema ainda integrava um sistema de Gestão Esportiva Escolar que tinha como objetivo desenvolver o gerenciamento de informações de atletas, modalidades, eventos e demais informações para o fortalecimento do Esporte Escolar no Estado de Mato Grosso. Assim, a partir da identificação desses indicadores, foi possível observar de forma mais detalhada o Esporte Escolar do Estado de Mato Grosso. Ainda, supriu-se a necessidade de uma ferramenta para a atualização dessas informações in loco, o que permitiu ao gestor ter temporalmente a evolução das Políticas de Esporte Escolar e Lazer no município.